sábado, 8 de maio de 2010

Conscienciocrítica

Definição. Conscienciocrítica é parte da onirocrítica sonhos lúcidos que estuda sistematicamente a consciência em todos os níveis.
Nomes. Outros nomes pelo qual o fenômeno é conhecido

1. Estudo sistemático da consciência a partir dos sonhos lúcidos
2. Estudo da consciência a partir da lucidez onírica

Lucidez. Estarmos conscientes em um sonho altera radicalmente a nossa visão da consciência. É um fato e comprovado registrado laboratorialmente, trazendo conseqüência fisiológica e neurológica para o estudo da consciência anteriormente não vislumbrada pelos pesquisadores.
Conscienciocrítica. A conscienciocrítica é um estudo sistemático, aberto, com bases científicas, instrumental, voltado para o crescimento psicológico do sonhador, fático, verificável.
Tipos. Nós temos três tipos de consciência, a saber:

1. Consciência existencial ou vígil
2. Consciência onírica
3. Consciência transpessoal

Classificação. Essa classificação é mais didática, mas não é estanque, pois temos fenômenos que pertencem a zonas fronteiriças, uniões de conjunto como diria na matemática, assim temos fenômenos de vigília ativa com vigília onírica, vigília onírica com vigília transpessoal e vigília ativa com vigília transpessoal
Transpessoal. O termo transpessoal refere à previda, posmorte e fenômenos transpessoais tais como: Regressão a vidas passadas, canalização, sonhos transpessoais, etc.
Termo. O termo conscienciocrítica apareceu pela primeira vez no site “sonhos lúcidos blogspot”, no artigo “Sonhos Lúcidos: um pequeno panorama” na data de 21 de maio de 2008
Sonhos. Os sonhos tradicionalmente pertenceram ao inconsciente na visão dualista de consciente inconsciente. Com a lucidez onírica mudamos o paradigma para uma totalidade da consciência a toticonsciência.
Consciência. Existem diversas acepções para o termo consciência. Não é um termo unívoco; assim para referir a consciência temos que especificar a que tipo de consciência ou acepção nos estamos referindo, por exemplo, consciência mora, consciência holística, consciência ecológica, etc.
Visão. Os sonhos lúcidos permitem uma investigação maior, clara, esclarecedora, pratica, vivencial, do fenômeno consciencial.
Otavio Aquino

Nenhum comentário:

Postar um comentário